Blog Covid-19 e Tireóide

Covid-19 e Tireóide.
Como um impacta no outro?

Você está lendo o post Covid-19 e Tireóide .

Como a infecção pelo vírus Covid-19 pode afetar a Tireóide?

O vírus COVID-19 reportado como causador de infecção e morte em seres humanos no final de 2019 e início de 2020, é sempre associado a sintomas respiratórios e trombóticos. Devemos também nos atentar a como este vírus afeta a tiroide.

Mas quais são os sintomas quando juntamos Covid-19 e Tireóide?

O vírus tem predileção por causar infecção na Tiróide levando a um quadro de tiroidite subaguda. Inicialmente se apresenta como: febre, dor no pescoço,  mandíbulas e cabeça e sintomas de hipertiroidismo ( agitação, calor, perda de peso, insônia e tremores).

Pacientes com tiroidite pós infecção por COVID -19 foram reportados em diversos locais do mundo.

A doença apresenta três fases: hipertiroidismo, hipotireoidismo e volta á função normal da tireóide na maioria dos pacientes.

O diagnóstico pode ser feito através da história clínica do paciente, os sintomas, exame físico e exames laboratoriais (TSH , T4 livre, anticorpos anti tireoidianos para um diagnóstico diferencial e algumas vezes cintilografia da tireóide),

O tratamento vai depender dos sintomas do paciente e em que fase o processo encontra-se, por isso o acompanhamento  médico é essencial.

A maioria dos pacientes recupera a função da tireoide em sua totalidade.

Fontes:  Revista Clinica Española Vol. 221. Issue 6.  Pages 315-374 (June – July 2021)

ENDO 2021 Early Follow-up of Atypical Thyroiditis Induced by SARS-CoV-2 Ilaria Muller MD, PhD University of Milan.

Ilaria Muller et al. SARS-CoV-2-related atypical thyroiditis. The Lancet. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/landia/article/PIIS2213-8587(20)30266-7/fulltext…

Artigo escrito pelo Dr. Marcio Luiz Goulart – CRM-SP 83489 – RQE 25408

Compartilhe esse post em suas redes sociais.