Foto Ilustrativa
Diabetes mellitus é uma condição clínica que cursa com aumento persistente da glicemia (açúcar no sangue) em jejum acima de 125 mg/dL ou a qualquer hora do dia maior que 199 mg/dL.
Existem dois tipos básicos de diabetes mellitus
Tipo 1 – Ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes , é uma condição autoimune aonde a parte do pâncreas que produz insulina é acometida de forma progressiva e definitiva . Tratamento consiste em : dieta ,exercício fisico, e aplicação de insulina subcutânea.
Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa
Tipo 2 – Geralmente acomete adultos e está associada a obesidade e fígado gorduroso (esteatose). Comumente inicia-se com resistência á ação de insulina que embora presente , e até elevada ( hiperinsulinismo) não consegue agir de forma eficaz. Em estágios avançados há falência da função pancreática.
Pode estar associada a pressão alta e e aumento de colesterol.
Tratamento: perda de peso, dieta , exercício físico, uso de medicamentos orais e injetáveis e aplicação de insulina subcutânea. Em pacientes obesos selecionados pode se considerar cirurgia bariátrica.
COMPLICAÇÕES DA DIABETES
Gordura no fígado, Cegueira (retinopatia), neuropatia (doença dos nervos) , nefropatia (doença renal) podendo levar a hemodiálise e transplante de rim , vasculopatias ( infarto do miocárdio , derrames cerebrais e amputação de pés e pernas).
Publicado pelo Dr. Marcio Luiz Goulart – CRM-SP 83489 – RQE 25408 / RQE 25409